Custos

O Cálculo dos Custos da matéria-prima é executado ao inserir os preços dos ingredientes na ficha técnica da receita. A partir daí o Nutrimenu pode calcular automaticamente os custos totais da receita com base nos preços dos ingredientes. Isso é útil para estimar o custo de produção de uma refeição.

Procuramos implementar uma ferramenta bem simples e flexível para ajudar na apuração dos custos da matéria-prima tão somente. Para viabilizar esta informação do preço do kg/lt do ingrediente ele pode ser inserido em várias etapas da navegação do Nutrimenu, saber:
·Direto na ficha de cadastro do ingrediente;
·Meus ingredientes, clicando no botão custos abre toda listagem
·Em Minhas Receitas: através do botão Ações a ficha de custos da matéria-prima da receita é aberta

Todas estas funcionalidades adicionais neste módulo de custos estão diretamente relacionados ao cadastro do ingrediente e é lá que estes dados são gravados.
Calculadora – Converte a unidade de compra para kg/lt. Esta é a forma como todos os cálculos para a precificação das receitas são processados. Exemplos:
Siga os passos dos exemplos para inserir a unidade de compra:
1. Quantidade de itens comprada (ex: 2 caixas de óleo)
2. Quantidades em cada caixa (ex: 24 lata de óleo)
3. Quantidade em gramas de cada lata de óleo
4. Preço total pago (ex: para as 2 cx. de óleo)

É o indicador de desperdício definido como a relação entre o peso do alimento bruto, ou seja, a forma como foi adquirido, com cascas, talos, sementes, e o peso do alimento líquido, após passar por processo de limpeza. É um indicador que determina a quantidade exata de alimento que será descartada e que deve ser empregado planejamento quantitativo da receita. Resumidamente, o fator de correção é um índice que determina a relação entre o peso bruto e o peso líquido de um ingrediente.
O Nutrimenu contempla esses fatores de forma teórica, eles devem ser ajustados de forma a refletir o processo empregado na produção.
Como resultado final ele apresenta uma lista de compras mais compatível com a necessidade da produção.

Os custos da matéria-prima da receita é automática e está vinculada ao cadastro dos preços dos ingredientes. De posse desse perfil de custos é possível ajustar suas despesas relacionadas permitindo a precificação. Todas as variáveis devem ser analisadas de forma a refletir o melhor resultado, como exemplo: o rendimento da receita e os ajustes dos fatores de correção.
Não esqueça de incluir aqueles itens geralmente esquecidos no custo de uma receita, como: a farinha para espichar a massa; o óleo para untar a forma; o papel filme; o papel alumínio; o parmesão polvilhado, etc. Enfim, quanto mais clara for a ficha técnica melhores estimativas dos custos serão apurados.

·Número de porções da receita a ser produzida 120 porções
·Quantidade da porção a ser produzida: 150g
·Custo total da receita calculada para o n° de porções
·Lista de compras é Peso bruto dos ingredientes (aplicado o fator de correção)
·Custo total por ingrediente
·% Peso: reflete a proporcionalidade do peso ingrediente nesta receita
·% Custo: reflete a proporcionalidade do custo do ingrediente nesta receita

Ao baixar o arquivo CSV, abre a planilha do excel para ser configurado todos os dados de acordo com a necessidade. Inclusive ajustar as quantidades a comprar com margem de segurança.

Ao baixar o arquivo CSV, abre a planilha do excel para ser configurado todos os dados de acordo com a necessidade. Inclusive ajustar todas as informações pertinentes a produção.

Precisa de ajuda com Nutrimenu? Estamos à disposição!

Queremos ouvir suas perguntas e fornecer as melhores respostas sobre Nutrimenu. Envie-nos suas dúvidas e receba respostas de nossa equipe especializada.

FAQ Nutrimenu. Copyright 2023 – Todos os direitos reservados.

Enviar uma mensagem
Gostaria de um link para teste grátis?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?