Procedimento ideal:
1° PASSO: ter selecionado e ajustado todos os ingredientes que serão utilizados. A partir deste ajuste você criou a tabela Meus Ingredientes.
2° PASSO: ter em mãos a receita para poder selecionar seus ingredientes. Você até pode selecionar outros ingredientes de outras tabelas verificando se as informações estão adequadas ao seu produto.
3° PASSO: complete as informações da ficha de cadastro e grave.
4° PASSO: definir o tamanho da porção.
5° PASSO: proceda a análise nutricional e Informação Nutricional com todos os ajustes e adequações necessárias.
Observação: se o 1° passo já estiver concluído é só pular esta etapa.
Você pode duplicar e transformar um cadastro de uma receita qualquer gerando outra. Esta multiplicação e as alterações efetuadas agilizam de forma rápida, fácil, garantindo a padronização do receituário. Ao duplicar um cadastro você pode customizar a vontade ou seja ajustar ingredientes, excluir ou adicionar novos.
Procedimento ideal de como executar isso:
1° PASSO: ter cadastrado todos os ingredientes e selecionado e ajustado a receita que será utilizada como base.
2° PASSO: ter em mãos a nova receita para poder selecionar seus ingredientes.
3° PASSO: no módulo Receita selecione o botão [+] Nova Receita, vá adicionado todas as informações do cadastro e seus ingredientes.
4° PASSO: definir o tamanho da porção.
5° PASSO: proceda a análise nutricional e Informação Nutricional compatível.
NOTA 1: todas as receitas podem ser tornar “sub-receitas” ou receita dentro de receita. constituindo assim uma nova receita.
NOTA 2: utilize como base 1 das mais de 1200 receitas cadastradas e altere de acordo com a sua realidade.
NOTA 3: lembre sempre de revisar os cadastros que serão utilizados como base.
A 5a tabela é criada a partir de uma receita selecionada e duplicada para que os ajustes e adequações possam ser feitos. Tudo é editável, renomear o nome da receita, adicionar novos ingredientes, alterar as quantidades e alterar o modo de preparo. Automáticamente a informação nutricional é recalculada e ela está pronta para nova análise e adequação.
Se você está comparando resultados da análise para pratos “teoricamente semelhantes” mas que contemplam diferentes ingredientes. Sim, ter dúvidas de resultados é natural, mas neste caso você deve investigar ingrediente por ingrediente.
1. A análise deve ser feita em todos os ingredientes da receita em 100g
2. Posteriormente analisando seus resultados na receita aplicando o cálculo pela gramagem do ingrediente e conferindo seus resultados para validação.
3. Uma forma mais fácil de fazer isso é copiando a tela da análise para um arquivo excel e lá automatizar os cálculos. Assista o tutorial onde explico isso de forma mais clara.
Tudo é calculado automaticamente através da pesquisa de ingredientes e receitas já cadastradas
Basta selecionar e eles vão sendo adicionados em cada nova receita formando a sua ficha técnica do produto formulado, tendo alguns dados obrigatórios e outros tão somente complementares.
A importância da inclusão de ingredientes sem valor calórico em uma receita está diretamente relacionada ao seu rendimento e fundamentais para garantir a precisão da análise nutricional e da distribuição de calorias em relação ao rendimento.
A precisão da análise nutricional leva em conta todo o volume igual ao peso de Ingredientes mesmo sem valor calórico, como água ou especiarias, são partes essenciais de muitas receitas. e eles contribuem significativamente para o valor calórico da receita.
Esse impacto do rendimento total da receita afeta a distribuição do valor calórico por porção. Se um ingrediente como a água for removido, mas o rendimento não for ajustado, a concentração de outros ingredientes aumentará em cada porção, levando a uma análise nutricional imprecisa. Sendo que a proporcionalidade desse cálculo leva em conta o peso total dos ingredientes e seu rendimento.
O peso total da receita é resultado da soma matemática das quantidades dos ingredientes. Peso depois de pronto é informado para o cálculo automático do % de perda.
Não existe tabelas oficiais de açúcares e a indústria ainda não atualizou seus rótulos. Para corrigir isso você deve seguir os passos abaixo.
5 PASSOS para ajustar e adequar cadastros de ingredientes para obter resultados de AÇÚCARES TOTAIS e AÇÚCARES ADICIONADOS
1° passo: separar as fichas técnicas de todos os ingredientes da receita que vai ser formulada, principalmente as de fornecedores específicos
2° passo: analisar a informação nutricional principalmente dos nutrientes obrigatórios para a rotulagem nutricional
3° passo: na ausência dessas informações solicitar aos fornecedores os laudos relativos a análise de nutrientes
4° passo: ajustar na ficha técnica de ingredientes as Alegações nutricionais compatíveis bem como a lista de ingredientes dos produtos
5° passo: somente após a posse de todas essas informações é que é possível iniciar o cadastro do seu produto.
Suas receitas ficam armazenadas em nosso servidor, nas nuvens. E estarão sempre aqui para você.
Os cálculos seguem o padrão das tabelas nutricionais nutricionais. Para esta validação você deve primeiro revisar cada ficha dos ingredientes da sua receita.
Revise os cálculos de acordo com a gramagem de cada ingrediente para validar os resultados apresentados na análise nutricional pelo menos dos nutrientes da informação nutricional.
Melhor fazer essa validação de resultados com receitas de no máximo 2 a 3 ingrediente com gramagens em 100g e depois altere para 50g para avaliar e validar os cálculos e desta forma obter confiança nos resultados matemáticos.
Está com dúvidas sobre os resultados apresentados na análise nutricional? Valide os resultados apresentados pelo NUTRIMENU. Pode ser feito utilizando gramagens de fácil conferência. Você pode conferir e validar os resultados de muitas maneiras, mas vamos apresentar algumas.
1.Revisar cada ficha dos ingredientes em 100g é muito importante;
2.Revisar cada ficha dos ingredientes da receita de acordo com a gramagem inserida,
3.Revisar os cálculos de acordo com a gramagem de cada ingrediente.
Quando isso acontece, você pode buscar um alimento similar ou declarar de acordo com a sua prática.
A IN-75 prevê o fracionamento da medida caseira, mas a decisão de ajustar o tamanho da porção é sua. A media caseira é resultado das informações colocadas nos campos: Quantidade da embalagem (g); Tamanho da porção. A definição indicada por você nos campos do Número de porções; Tipo da medida caseira e Quantidade da medida caseira (g).
Chamo isso de receita dentro de receita. A magia das receitas base e a multiplicação e padronização de receitas.
A partir do banco de dados Nutrimenu é possível duplicar e transformar um cadastro de receitas básicas em uma multiplicação e variações de forma rápida, fácil, e com a garantia da padronização do receituário.
Com o aplicativo Nutrimenu esta é uma tarefa muito fácil, basta ter uma receita base e o resto é brincadeira.
Uma receita base ao ser duplicada pode ser customizada transformada de uma maneira bem simples ajustando as informações para gerar um novo cadastro, ajustando, excluindo e incluindo novos ingredientes, isto simplifica as operações.
Resultado disso: padronização; qualidade; previsibilidade; otimização de treinamentos e retrabalhos.
Nenhum nutriente é atualizado automaticamente. Ele deve ser validado pelo usuário por esta razão não é possível editar ingredientes das tabelas oficiais: TACO; IBGE; USDA e NUTRIMENU.
Para ajustar nutrientes e informações das fichas técnicas é necessário duplicar o cadastro e esta nova ficha fará parte da 5a. Tabela Meus ou Minhas.
Optamos por sinalizar 3 modelos: Vertical; Vertical qubraso e o Modelo Linear
5 PASSOS para ajustar e adequar cadastros de ingredientes para obter resultados de AÇÚCARES TOTAIS e AÇÚCARES ADICIONADOS ou qualquer outro nutriente.
1° passo: separar as fichas técnicas de todos os ingredientes da receita que vai ser formulada, principalmente as de fornecedores específicos
2° passo: analisar a informação nutricional principalmente dos nutrientes obrigatórios para a rotulagem nutricional
3° passo: na ausência dessas informações solicitar aos fornecedores os laudos relativos a análise de nutrientes
4° passo: ajustar na ficha técnica de ingredientes as Alegações nutricionais compatíveis bem como a lista de ingredientes dos produtos
5° passo: somente após a posse de todas essas informações é que é possível iniciar o cadastro do seu produto.
1. Pela porção para consumo ou “porção per capita” (melhor para Restaurantes r similares, Serviços de Alimentação, etc)
2. Pela quantidade “padrão da produção” (melhor para a Indústria de alimentos)
3. Pelo n° de pessoas ou também chamada “receita inteira” (esta opção pode ser executa pelo Nutrimenu e em tese seria dispensada esta forma de cadastro)
Muitas variáveis rondam uma produção de alimentos e definir uma porção para consumo é a forma mais administrável de cadastrar uma receita e esta é minha defesa.
Sim, o Nutrimenu traz a referência da IN-75, do ANEXO V – TAMANHO DAS PORÇÕES DOS ALIMENTOS PARA FINS DE DECLARAÇÃO DA ROTULAGEM NUTRICIONAL trazendo o tamanho da porção de diversos alimentos, organizados em categorias, devendo as mesmas serem usadas para fins de declaração da tabela nutricional.
https://bit.ly/AnexoVTamanhodaPorção
Copie e cole o link no seu navegador
https://drive.google.com/file/d/1NXy3rExByqY3lcfjz5CaCTjUMNNRgJOq/view?usp=sharing
Copie e cole o link no seu navegador
https://bit.ly/RENDIMENTODARECEITAPDF
Copie e cole o link no seu navegador
https://bit.ly/CUSTOSPRECIFICAÇÃORECEITA
O Nutrimenu apresenta a classificação dos atributos nutricionais de acordo com o estabelecido no anexo XX – IN nº 75. Sua análise e adição na declaração da Informação nutricional deve ser revisada pois é passível de análise da terminologia e aceite dos termos. Os atributos Reduzido e Aumentado, não é aplicado pois é passível de análise do Contéudo Comparativo e por esta razão não analisado.
ATRIBUTOS | Termos autorizados |
Não contém | Não contém…; Livre de …;Zero; 0; 0 %; Sem…, Isento de … |
Muito baixo | Muito baixo em… |
Sem adição de | Sem adição de…; Zero adição de…; Sem … Adicionado |
Alto conteúdo | Alto conteúdo …; Rico em …; Alto teor … |
Fonte | Fonte de…; Com…; Contém… |
Reduzido | Reduzido em …; Menos …; Menor teor de …; Light em … |
Queremos ouvir suas perguntas e fornecer as melhores respostas sobre Nutrimenu. Envie-nos suas dúvidas e receba respostas de nossa equipe especializada.